sábado, 22 de outubro de 2011

ARTE: O QUE É ISSO?

ESSA É UMA OBRA DE ARTE FEITA EM ÓLEO/TELA DE 100X800 DA ARTISTA VMC
VENDIDA POR 6000,00

SABE QUANTO ELA RECEBEU?

NEM EM SEUS MAIORES ,MEGA,SUPER, DELÍRIOS CONSEGUIRIA IMAGINAR.

A ARTISTA RECEBEU $100,00

SÓ A TELA CUSTOU-LHE 120,00

isso é arte? o que é arte pra você?

ARTE: O QUE É ISSO?

By: VMC

De acordo com o dicionário, uma obra de arte é um trabalho artístico ou somente uma obra. Pode ser literária, artística, científica ou simplesmente uma obra criada ou avaliada por sua função artística ou se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter como principal objetivo uma obra de arte pode ter utilidade prática. Nessa perpectiva, considero uma obra de arte, aquele que possa insinuar, sugerir e até suscitar emoções positivas nas pessoas que estejam sob a influencia dessa obra.

Assim, sempre que visitamos um museu, e nos colocamos frente a frente com obras de arte seculares e sentimos a emoção que o artista estava tentando transmitir no momento que a retratou. A isto considero uma obra de arte. A obra de arte em minha humilde opinião deve suscitar emoções positivas, através das cores, formas, sombras, luzes, e a combinação de tudo isso se possível num cenário onde um simples mortal possa fazer a leitura sem que seja necessário um crítico de arte para explicar as sensações e emoções que o artista tentou retratar.

Nessa linha de pensamento, uma obra de arte pode ser um objeto, uma composição musical, uma arquitetura, um texto ou uma apresentação. Pode ser um filme um programa de computador ou qualquer forma de expressão que o ser humano é capaz de reproduzir no papel ou numa tela de cinema. É claro que para que a maioria dos expectadores a considere uma obra de arte, essa deve ser admirada e respeitada no seu contexto histórico e cultural e principalmente no significado da arte que cada cultura poderá lhe assegurar.

Quando vimos a escultura do mestre Rodin conhecida como o PENSADOR , na maioria das vezes não paramos para imaginar qual o verdadeiro motivo que mobilizou o autor a criar grandiosa obra. Não temos certeza que era esse o real objetivo do artista.

A escultura foi criada inicialmente para ficar sobre “a porta do inferno” – acredito que por não entrarem num consenso sobre onde ficaria a porta do inferno, a escultura se tornou pública e já foi reproduzida milhares de vezes em diversos países simplesmente Polo poder de suscitar emoções nas pessoas que tem o privilégio de estar na presença desta obra.

Garanto a vocês que, se tivéssemos a oportunidade de conversar com o fraces Auguste Rodin (1840-1917) sobre suas intenções e emoções quando criou tal obra de arte, creio que nem mesmo ele poderia descrever tais emoções porque essas passam sempre pelo nosso cérebro direito, e esse não tem consciência de tempo, razõpes, intenções, ou mesmo de valores. O artista vive plenamente de emoções e essas, são imensuráveis, inimagináveis, imorais, imprevisíveis e impossíveis de serem explicadas racionalmente. Artes são feitas apenas para serem admiradas! Esse é o pensamento quando o artista entra em ação. Quanto ao resto...valores financeiros das obras de arte, essa responsabilidade fica por conta dos financistas, economistas, especuladores, atravessadores, ou mais diplomaticamente falando, dos marchand.


Nenhum comentário:

Postar um comentário