quarta-feira, 9 de abril de 2014

Acorda pessoa!!
Afinal, Deus ajuda a quem cedo madruga!!!!!...


                                                                                                                             Artevera: dia e noite/2011

                                              By: VMC

      De acordo com pesquisas realizadas  (Harvard Business Review),  publicada em 2011  pessoas que acordam cedo são  mais produtivas, enquanto os denominados  “notívagos “  são  mais criativos, diz pesquisa. Para esclarecer melhor o termo notívago além de significar que são pessoas cujo relógio biológico começa a produzir melhor a partir do meio dia em diante, esses serem possuem algumas características diferenciadas tai como:
- o dia começa após o meio dia; ou seja depois de 1h da tarde,
- a lua é sempre um excelente referencial. Na verdade é a  MUSA dos notívagos;
- trabalho é excelente afrodisíaco, desde que seja depois das 18hs;
- Sons, músicas, palavras, sorrisos, luzes enfim, todos são bem vindos depois das l8hs.
- amores, paixões, até mesmo as  traições, são bem vindas quando a noite se apresenta,
- as dores físicas, morais e,  principalmente emocionais, também são mais intensas nas             
  horas finais;
- todas as emoções inerentes ao seres humanos são mais intensas, menos pudicas e, mais    
   criativas depois das 18hs.
           
            Conforme essas extraordinárias características, os seres denominados notívagos, são especiais em todas as áreas cuja criatividade está inexoravelmente  marcada em seu histórico de vida. Não seria  exagero dizer que, os notívagos são considerados preguiçosos ou incompetentes ao longo do exercício profissional quando suas atividades são necessariamente ou predominantemente realizadas no tal período  “horário comercial”. Esse profissional para a empresa é considerado, quando muito bom.... na média. São excelentes funcionários públicos. Excelentes  secretárias (os), ou seja, são aquelas pessoas que tem competência em operacionalizar atividades previamente planejadas por outrem. São pessoas cuja eficiência e eficácia está marcada pela excelência na operacionalização de grandes eventos, grandes projetos etc.
            Os notívagos são mais criativos exatamente porque estão mais relaxados, mais livres e mais satisfeitos com as longas horas de sono. De acordo com a opinião da neurologista e especialista em medicina do sono Andrea Bacelar o dia rende muito mais para quem acorda mais cedo porém, tal rendimento está diretamente relacionado a capacidade de executar tarefas previamente elaboradas, planejadas pelos notívagos que por sua vez, estão predispostos a buscar soluções, criar alternativas, inventar situações para serem executadas pelas pessoas competentes que não são notívagas.
É importante ressaltar que essas características nada tem a ver com inteligência, competência, eficiência etc. Tem sim, a ver com as características biofisiológicas dos seres humanos.
Enfim, é consenso entre os especialistas que não importa a quantidade de sono que o individuo tenha. O que realmente importa é a qualidade de sono necessária a cada indivíduo.
            E, claro que, cada indivíduo é capaz de identificar em qual período do dia ele é mais produtivo. Assim, não importa  quanto tempo vamos dormir e, sim, o quanto  esse sono terá a ação reparadora biologicamente necessária a cada organismo. Diante de tais evidencias, proponho alguns desafios:

1.     Quem foi o  “gênio” que fixou o tal horário comercial? porque  as empresas públicas e particulares , as escolas, faculdades, etc. adotam os mesmos horários (comercial) para todos os seus funcionários, usuários e/ou clientes? Quem determinou tal comportamento?

2.     Os congestionamentos de veículos  nas vias públicas e a dificuldade de chegar no horário obrigando o funcionário a levantar cada dia mais cedo para enfrentar engarrafamentos quilométricos pode afetar sua produtividade? Até que ponto essa situação garantiria a eficácia de uma empresa, indústria ou instituição pública?


3.     Seria plausível a mudança no horário conhecido como “comercial” para o horário “funcional” onde empresas de todos os setores, instituições públicas etc. pudessem se organizar conforme suas atividades obedecendo literalmente ao relógio biológico de seus funcionários (colaboradores, alunos, clientes, empregados, etc.)?


Aguardo sua sugestão, opinião e críticas, sempre responderei após as 20hs.rs
Abraços cibernéticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário